top of page
logo2.png

o blog da jambu 
somos apaixonados por contar histórias

Anúncios no Super Bowl preparam as tendências para o ano das marcas

  • Foto do escritor: Jambu Content
    Jambu Content
  • 3 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023



O Super Bowl ocorre no próximo fim de semana (12/02), às 20h30 (horário de Brasília), e é um dos eventos mais importantes da cultura norte-americana, é provavelmente a principal data para a publicidade no mundo. O espetáculo esportivo é conhecido por seus comerciais que se tornaram muito mais do que propaganda, foram convertidos em um molde para a cultura do que será ou não consumido no ano do evento.


Tudo isso com uma cereja do bolo: o Show do intervalo no Super Bowl! Esse ano é esperado o grande show da cantora Rihanna que está criando um hype ainda maior para o evento. Nos EUA, é esperado mais de 120 milhões de espectadores acompanhando a grande final do futebol americano, contando espectadores da TV aberta e do streaming.



A Apple Music e o Super Bowl LVII se uniram para trazer uma experiência incrível aos fãs de todos os 32 times da NFL. Como parte do programa patrocinado, a cantora Rihanna fará um show reunindo os torcedores para cantar seu hit "Stay". É o primeiro ano da Apple Music patrocinando o evento, após os 10 anos da Pepsi.


O diferencial dos anúncios do Super Bowl está principalmente na forma como os anunciantes estão usando os comerciais para criar uma narrativa mais aprofundada sobre o que eles representam e o que eles querem oferecer aos consumidores. Com sua audiência global enorme, o Super Bowl tornou-se um palco ideal para as empresas que querem lançar produtos novos ou reforçar sua presença no mercado.


A visibilidade e o impacto desses anúncios são inegáveis. As pessoas realmente ficam animadas com os anúncios durante o jogo, esperando ver o que as empresas trarão a cada ano. No entanto, as marcas também usam esses espaços promocionais para trazer suas mensagens mais representativas para educar os consumidores sobre temas relevantes.


Impacto do evento no público


Esta semana, a Fox (detentora dos direitos televisivos) confirmou o fechamento de todas as vendas de publicidade do jogo. A chegada a este ponto não foi fácil, já que a Fox notou que o cenário econômico adverso e a desvalorização das criptomoedas levaram alguns anunciantes a devolverem seu inventário publicitário, o que resultou em atrasos nos negócios.



Ainda assim, as empresas que estavam interessadas em serem patrocinadoras do jogo na Fox desembolsaram cerca de $7 milhões para um comercial de 30 segundos, enquanto aquelas que adquiriram grandes investimentos no portfólio da Fox, pagaram cerca de $6 milhões. Os dados são dos veículos que acompanham os acordos publicitários do evento.


Em uma pesquisa da consultoria de dados BIGinsight, foi questionado aos consumidores sobre suas impressões dos comerciais do Super Bowl. Enquanto 7,3% revelaram que foram incentivados a procurar mais informações online, 8,4% disseram que os anúncios os influenciaram a adquirir os produtos relacionados. Além disso, 16,9% se tornaram mais cientes da marca dos anunciantes. Por outro lado, apenas 4,4% manifestaram desconforto com os comerciais.


Os resultados dos anúncios do Super Bowl mostram que, com o investimento certo, os comerciais podem produzir lucrativos retornos. Oito por cento dos 111 milhões de telespectadores, o que equivale a 8,4 milhões de pessoas, é um número significativo. No entanto, a questão da “por que os telespectadores não assistem aos comerciais durante o resto do ano?” ainda permanece. É provável que os consumidores não achem que seja digno de seu tempo, entendendo que a publicidade no ar durante o Super Bowl é “especial”.


O tom das marcas no Super Bowl


Os anunciantes americanos têm o desafio de escolher entre uma mensagem de alívio cômico ou um tom mais sério para suas campanhas de marketing neste Super Bowl. Enquanto a maioria dos consumidores espera que as marcas transmitam anúncios patrióticos, alguns podem querer ver um foco nos direitos humanos ou na economia. No final, a decisão fica nas mãos dos anunciantes e no quanto eles querem se arriscar.


Em 2001, após os ataques de 11 de setembro, as empresas também estavam lutando para descobrir o que dizer antes do jogo. A maioria dos consumidores esperava que as marcas transmitissem anúncios patrióticos de peso, mas, no final das contas, a maioria dos anunciantes decidiu ser despreocupada.



Um exemplo mais recente está relacionado às formas de trabalho que mudaram muito por conta dos efeitos causados na pandemia. O trabalho remoto tornou-se a norma, e os decretos foram seguidos como se fossem escritos na pedra.


E desde então estamos vendo os últimos eventos do Super Bowl refletirem essa cultura emergente, onde a separação entre o trabalho e a vida doméstica é quase inexistente. Isso foi reforçado durante o Super Bowl de 2021, quando marcas B2B fizeram campanhas publicitárias que enfatizam o apoio às pessoas em suas jornadas pessoais e profissionais.


Quais são as principais marcas desse ano


Entre as marcas participantes estão as já prata da casa Bud Light, TurboTax, WeatherTech, Squarespace e E-Trade, que mais uma vez exibirão anúncios. Eles se juntaram aos recém-chegados ao Super Bowl, como a empresa de jogos Web3 Limit Break, Frito-Lay's PopCorners e Downy, entre outros.


O Super Bowl é um ótimo espaço para compreender sobre como um buzz pode ser produzido em cima de uma marca ou produto através de conteúdo do mais alto nível. O evento será transmitido no Brasil por ESPN, Star Plus e NFL Game Pass.

Conte sua história na JAMBU


Seu próximo branded content pode só estar precisando de um tempero a mais para ser colocado em prática, conte sua história para a gente e para o mundo através de nossa equipe multidisciplinar apaixonada por conteúdo. Nesse time premiado internacionalmente temos profissionais que dirigem filmes, criam revistas, desenvolvem experiências digitais, produzem eventos e mais.


Mande seu e-mail, envie a sua dúvida, seu briefing ou se preferir, agende um call e desfrute do nosso principal ingrediente: conteúdo temperado com inteligência.


Clique aqui e entre contato.


 
 
 

Comments


bottom of page