top of page
logo2.png

o blog da jambu 
somos apaixonados por contar histórias

Contamos histórias sobre caminhos entre Brasil e Japão

  • Foto do escritor: Jambu Content
    Jambu Content
  • 3 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Na comemoração da data da imigração japonesa no Brasil, em parceria com Icons para a Japan House, criamos e produzimos documentários que mostraram a história da imigração japonesa para o Brasil e como as conexões entre diversos descendentes de imigrantes fortalecem suas culturas tradicionais, as raízes orientais e seus laços com nosso país.


Em 1985, foi firmado um Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, que agregou pautas sobre comércio e navegação e colaborou ainda mais na construção desse encontro de culturas que, há décadas, havia se formado em solo brasileiro. Uma história longa que envolve a integração da comunidade japonesa que imigrou para o país e se espalhou por todo nosso território, influenciando nossa cultura em diversas áreas.


A JAMBU, em parceria com a Japan House (um projeto criado pelo governo japonês para ser o ponto de difusão da cultura japonesa em todo o mundo), criou e produziu programas documentais em Santos, Campo Grande, Curitiba e São Paulo, para comemorar a data da imigração japonesa no Brasil.


O projeto, chamado de Caminhos Brasil | Japão, também contou com transmissão ao vivo para ambos os países e, além de registrar histórias sobre a comunidade japonesa, apresentou sua influência em diferentes regiões do país através de documentários produzidos pela JAMBU. O projeto também contou com caminhadas culturais pela cidade de São Paulo que mostraram através das transmissões simultâneas, os laços permanentes que a comunidade Nikkei construiu com a cidade paulistana.


Uma ilustração da travessia dos imigrantes (Imagem gerada pela inteligência artificial DALL-E).

Memórias preservadas e cultura presente


Os documentários produzidos pela JAMBU mostram como a comunidade Nikkei se organiza para manter as tradições que os primeiros imigrantes japoneses trouxeram, reafirmando sua conexão com o Japão sem perder suas raízes brasileiras.


São histórias contadas por descendentes destes imigrantes em cidades onde a cultura japonesa se mistura de uma forma integrada à brasilidade. Confira e assista cada documentário:


Caminhos Brasil | Japão em Santos


A cidade de Santos tem uma relação histórica com o Japão, que vai desde a época quando o café era um produto de exportação muito forte e que atraiu muitos japoneses à procura de oportunidades, até o famoso jogador japonês Kazu, que jogou no Santos Futebol Clube na década de 1980 e 1990.


A data de 1908 é marcada pela chegada de 781 imigrantes no porto de Santos e um monumento em homenagem a estas famílias, que atravessaram o oceano em busca de uma nova vida, é possível encontrar o sobrenome destas pessoas.


O registro documental feito pela JAMBU nesse projeto histórico também mostra um pouco do funcionamento de clubes e associações dedicadas à cultura japonesa na cidade de Santos, destacando, por exemplo, um bonde entregue pela cidade de Nagasaki para a Fundação Arquivo e Memória de Santos, que representa a amizade entre as cidades.



Caminhos Brasil | Japão em Campo Grande


A comunidade japonesa em Campo Grande chegou em 1914, quando duas frentes partiram de trem das cidades de Bauru e Corumbá, chegando até Campo Grande, onde encontraram um lugar com novas oportunidades.


O documentário conta a saborosa história do prato Sobá, um macarrão de trigo servido quente com legumes e carne bovina, que se adaptou através do tempo ao paladar campo-grandense. A receita veio da cidade de Okinawa, no Japão, e durante décadas foi produzida na barraca da Níria, no Mercado Municipal de Campo Grande. Hoje a barraca é tocada por Guilherme Tadashi, descendente da família de cozinheiros japoneses.



Caminhos Brasil | Japão em Curitiba


Praticantes de softball que, além de se destacarem no esporte, também conquistaram diplomas em áreas médicas e científicas são alguns dos destaques desse registro em Curitiba. A integração e preservação da cultura japonesa através do esporte e educação no Espaço Nikkei de Curitiba demonstra como a comunidade japonesa fortalece suas raízes descendentes enquanto apoia o desenvolvimento de jovens curitibanos.


A música tradicional e a culinária também são alguns dos temas mostrados neste registro. E é em Curitiba que a equipe da Jambu encontrou uma forte influência, não só nestas áreas como também no cotidiano da cidade, como o Parque Centenário da Imigração, a colaboração oriental no famoso Jardim Botânico e o Palácio Hyogo, baseado no templo de prata japonês, que é lar de diversas associações que fortalecem a comunidade japonesa e seus interesses.



Conte sua história na JAMBU


A JAMBU é o tempero que transforma matéria-prima em conteúdo picante, conecta pessoas e marcas, treme no on e no offline, ao vivo e gravado, sempre em sintonia com nossos clientes.


Designers, jornalistas, publicitários, cineastas, pesquisadores, programadores, somos uma equipe criativa multidisciplinar apaixonada por conteúdo. Nesse time premiado internacionalmente temos profissionais que dirigem filmes, criam revistas, desenvolvem experiências digitais, produzem eventos e mais.


Mande seu e-mail, envie a sua dúvida, seu briefing ou se preferir, agende um call e desfrute do nosso principal ingrediente: conteúdo temperado com inteligência.


Clique aqui e entre contato.





 
 
 

Comments


bottom of page