top of page
logo2.png

o blog da jambu 
somos apaixonados por contar histórias

É preciso humanizar o mundo

  • Foto do escritor: Fabio Seixas
    Fabio Seixas
  • 3 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura


Hoje abri o jornal e me deparei com a foto de uma criança morta na areia de uma praia. A criança era filha de Abdullah Kurdi, um pai que por desespero e buscando uma vida melhor e justa se atirou ao mar.


Por isso resolvi escrever esse post. Para mostrar exemplos positivos que deixam o mundo mais humano. Se tem uma coisa importante que aprendi nos últimos anos e acho importante transmitir é “Humanizem as suas relações”. O mundo fica melhor quando um ser humano se enxerga no outro.


O Rafael Parente escreveu o seguinte:


“Precisamos nos lembrar que há várias tragédias acontecendo no mundo e que precisamos fazer parte da mudança. É preciso humanizar mais o mundo, os pensamentos, as políticas e as relações, lembrar que poderíamos estar passando por situações semelhantes não fosse o acaso e que não há absolutamente nada de bom ou sustentável na cultura vigente do individualismo, do desperdício e do consumismo desenfreado. A mudança de paradigmas urge.”


Em palestra, organizada pela Trip, William Ury um dois maiores mediadores de conflito do mundo, ensinou uma das fórmulas que ele usa para resolver questões graves no mundo todo. Mais simples impossível, a dica foi a seguinte: “Quando alguém te exclui de um círculo, observe de fora e crie um círculo maior ainda, colocando de volta o círculo do qual você foi excluído dentro do seu novo círculo”. Olhar relações humanas por essa ótica pode parecer simplista, mas ela é genial.

Abaixo listo alguns fatos que eu fui colecionando para materializar mais essa minha humilde tese.


Fato 01 #VaiFelipão


Felipe era obeso mórbido um e de seus amigos o Diogo sempre se questionou se o Felipe realmente era feliz, e mesmo que fosse, será que ele seria mais feliz se ficasse mais magro?

A resposta veio rápido, logo após esse questionamento. Felipe não era feliz e Diogo estava disposto a dedicar seu tempo, amizade e amor para ajudar seu amigo a recuperar a auto estima e ganhar uma nova vida. Da conversa dos dois surgiu o projeto #VaiFelipão que tem como base a doação de tempo e atenção de um ser humano para outro.

Esse projeto ganhou corpo, Felipão emagreceu 60 kilos em 6 meses sem ajuda de medicamentos, correu uma maratona e inspirou milhões de pessoas. Sua história pautou a repetidora da rede globo no sul por meses e suas concorrente também.

Conheça o projeto que tbm virou uma série documental aqui:


Fato 02 #Dira Paes – Movimento dos Direitos Humanos


Dira, que se engaja a alguns anos com a ONG Movimento dos Diretos humanos, relatou um fato interessante. Ela usa sua imagem publica e busca por soluções de problemas complexos. Em uma de suas aparições no tribunal de Belém, onde foi ajudar uma das vítimas que sua ONG dá suporte, estavam também os algozes dessa vítima.

Por um instante vítima, juiz e algozes interromperam os procedimentos e todos juntos foram tirar uma foto com ela. Por mais surpreendente que seja esse momento, ali estava uma pista para solução de todos os conflitos, um ponto em comum, SOMOS TODOS HUMANOS, e quando nos olhamos mais de perto nossa relação muda.


Fato 03 #Marcos Lopes – Instituto Projeto Sonhar


Conhecido como Nenê, passou pela casa do zezinho, projeto que nosso amigo, Marcelo Tas, apoia. De lá resolveu criar o Projeto Sonhar: um instituto de recuperação de drogados, mas diferente do que a gente possa imaginar o projeto é 100% humanizado. Lá não existem cadeados, não existem remédios. O que existe é uma casa onde todos vivem como família. Dentro dessa casa do Instituto, o grande segredo é muito amor e dedicação.

Essa fórmula simples que o Marcos e o Alex usam para recuperar ex-viciados, de todas as idades, tem como conceito chave a “Humanização”, assim a condição do viciado não é de vitima e sim de colaborador.


Na casa todos tem tarefas e uns ajudam ao outro criando uma situação com melhores condições para todo o grupo. Eu pessoalmente presenciei o caso de um jovem que chegou na casa amarrado a sua mãe, que não sabia mais o que fazer com o filho, em correntes e cadeados. Dois meses depois esse menino está lúcido, jogando bola, ajudando nas tarefas da casa e sonhando com um futuro melhor.


Apoiem essa iniciativa aqui: http://www.projetosonhar.org/ Conheça mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kbIKm0JnFrY


Fato #04 Érica de Paula – Parto Humanizado


O documentário “O Renascimento do Parto” dirigido pela Dra. Érica, deu o que falar. O doc. procurou responder uma questão que ela vinha querendo entender a bastante tempo: Porquê 1 em cada 4 mulheres sofrem depressão pós parto e ficam traumatizadas pela experiência? E mais, porque não ter como opção outras formas de parto? A cesariana além de causar uma série de consequências biológicas também coloca em risco a saúde da mãe e do bebê.

“O longa-metragem mostra a realidade triste das maternidades no Brasil, o único país no mundo em que as cirurgias cesarianas respondem pela maioria dos nascimentos de crianças. Só para comparar, na Holanda elas são 15% do total.” – Revista Trip

A Érica conseguiu mostrar para todo o Brasil que a mulher brasileira tem escolha e que o maior presente da vida, ter um filho, pode sim ser uma experiência sem riscos e traumas simplesmente por Humanizar os Partos. Veja o trailer do filme aqui:


Fato 05 – Chris and Regina Catrambone

Na contra mão da UE, casal dá exemplo de humanidade e  investe milhões para salvar imigrantes


Mesmo com todas as nossas diferenças, sempre teremos semelhanças e elas são mais poderosas. Em um mundo corrido, onde esquecemos até de ligar para nossos pais em uma semana atribulada no trabalho, vale respirar, olhar para o lado e perceber que a nossa relação com o outro antes de tudo é uma relação humana, que vale um diálogo e que merece um abraço. Humanizem suas relações.


*parte desse texto foi publicado anteriormente no blog da casé


(imagem: Shutterstock)


Fabio Seixas

Empreendedor, agitador cultural, produtor criativo, diretor audiovisual, profissional de marketing e atleta. Atualmente em @jambucontent @festivalpath @educadeiras_ @culturacriativaoficial

Kommentare


bottom of page